Quem Somos?




CENTRO VOCACIONAL E TECNOLÓGICO DE MACAÉ
ESTABELECIMENTO: DECRETO DE CRIAÇÃO Nº 43985 DE 11/12/2012.

 
O Centro Vocacional Tecnológico – CVT é uma unidade de ensino e de profissionalização voltada para a difusão do acesso ao conhecimento cientifico e tecnológico, que busca um arranjo produtivo local, levando-se em conta a vocação da região.

A FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica é a gestora dos CVTs no Estado do Rio de Janeiro e, portanto é a administradora da Unidade instalada em Macaé, cuja vocação para a formação profissional básica detectada para a empregabilidade da região foi construção civil.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ, com apoio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT, é a responsável pela criação dos CVTs. Primeiramente o projeto é apresentado e elaborado dentro das necessidades, são projetados os laboratórios e adquiridos os materiais de consumo que serão utilizados pelos alunos para iniciar seu funcionamento.

A Unidade foi inaugurada em 12 de setembro de 2012 e os cursos começaram a ser aplicados em 2013. As oficinas vocacionais são bem estruturadas. A Unidade de Macaé, apesar de relativamente nova, possui todos os equipamentos e ferramentas necessárias para a capacitação de seus alunos.

A Unidade de Macaé desenvolve Cursos de Qualificação Profissional na área da Construção Civil, por necessidade de formação regional, mas oferecerá também Cursos Técnicos em Edificação e Técnico de Informática. Os cursos de Formação Continuada têm diferentes tempos de duração. Atualmente são oferecidos os cursos de Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Carpinteiro de Obras, Pedreiro de Alvenaria, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Pintor de Imóveis, Informática, Inglês, Espanhol, Montagem e Manutenção de Micros Computadores.

São pré-requisitos para realizar os cursos profissionalizantes: ter cursado no mínimo até o 6º ano do Ensino Fundamental e ter no mínimo 18 anos. Já os cursos de Inglês, Espanhol, Informática e Montagem e Manutenção de Micros Computadores, exigem Ensino Fundamental completo, para pessoas acima de 15 anos.

A estrutura do Centro Vocacional Tecnológico é baseada em salas de aula, laboratórios de instalações elétricas, hidráulicas e solos, sala multimídia para teleconferência, laboratório de informática, sala de desenho e canteiro de obras experimental. A Unidade de Macaé conta com cerca de 51 funcionários, entre professores, equipe pedagógica, pessoal de apoio, administrativos e manutenção.

FOTOS DA INAUGURAÇÃO:

Frente do Prédio:
 
 
Sala de Estudos:
 
 
 
Laboratório de Informática:
 
 
 
Laboratório de Montagem e Manutenção de Microcomputadores:
 
 
Laboratório de Multimidia:
 
 
 
Laboratório de Pranchetas:
 
 
Laboratório de Ensaio de Solos:
 
 
 
 
Corredores:
 
 
Oficinas na área de construção civil:
 
 

Um comentário:

  1. Parabéns ao melhor prefeito que Macaé já teve Riverton Mussi! Gostaria de saber como faz para se inscrever nos cursos?

    ResponderExcluir